HISTÓRIA

Poema: Lagoa Maracajá


Lagoa dos Gatos: origem e história

O município fica localizado no Agreste Central de Pernambuco. Seu povoamento teve início por volta do século XVIII, quando os colonizadores vinham tomando posse das terras pelo interior, buscando explorar a agricultura e criação de gado.
O que se contam sobre a origem do nome da cidade é que o lugar era coberto por uma mata escura, e existia uma lagoa muito bonita de águas limpas. E foram vistos por um caçador, uns gatos maracajás bebendo daquela fonte. O terreno, coberto por montanha e matas desconhecidas, foi propício para esconderijos durante toda a guerra de Cabanos no ano de 1982. Durante todo o conflito, foi-se construído um quartel provisório à margem da lagoa, para reunir as forças para lutar, que cessou quando o bispo Dom João Perdigão foi a Lagoa dos Gatos e pediu paz entre os rebeldes e legalistas.
Lagoa dos Gatos foi reconhecida oficialmente como Povoação em 1º de janeiro de 1832. Em 12 de abril de 1839, tornou-se uma vila do município de Bonito. Em 20 de maio de 1867, passou a pertencer ao município de Caruaru. Seis anos depois foi desmembrada e passou a ser o 2º Distrito de Panelas. Teve sua emancipação no ano dia 11 de setembro de 1928. Administrativamente, o município é formado pelos distritos: Sede, Entroncamento, Igarapé Assu e Lagoa do Souza. Os habitantes são chamados de lagoenses.
Lagoa dos Gatos tem como gestor municipal o prefeito Edmilson Morais (Misso de Amparo – PDT (2017-2020):


O Poder Legislativo conta com os seguintes vereadores (2017-2020):

Alex Alan – PTN
Badaró do Gesso – PDT
Dudé – PSB
Edvanilson – PROS
Lêu – DEM
Sidrailson – PSB
Stenio – SD
Tarcísio – PT
Zé de Bobó – PSB

Lagoa dos Gatos fica a 173,7 km, através de BR-101, da capital do Estado e a 51,7 km, pela BR-104, de Caruaru.


Nenhum comentário:

Postar um comentário