quarta-feira, 27 de março de 2019

Olimpíada de Língua Portuguesa: Oficinas em Lagoa dos Gatos

Professores se reúnem em Lagoa dos Gatos e discutem estratégias para incentivar os estudantes a participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa 2019. O primeiro encontro ocorreu na Escola João Correia (25/3/2019) e o segundo na Escola Cordeiro Filho (27/3/2019).
Inicialmente, o ponto a ser observado foi a base teórica. Em seguida, passou-se à prática. Do conceito de poesia e poema à construção de versos e estrofes. Enfim, os professores produziram textos poéticos, condição necessária para que pudessem ensinar semelhante conteúdo com mais propriedade.
Houve quem achava que não seria capaz de criar um poema. Com esforço e apoiando-se na técnica que foi utilizada, todos conseguiram se iniciar na produção literária.





Como disse o professor e poeta Admmauro Gommes, que ministrou os encontros, “Todos podem construir uma estrofe, mediante a utilização do sentido figurado e da imaginação. Produzir uma obra-prima com qualidade é outra coisa, o que depende de esforço, domínio estilístico e dedicação.”




Na Escola Cordeiro, a discussão foi acerca dos gêneros memórias literárias e crônica. Conforme observação feita pelos professores, Lagoa dos Gatos tem muita história para contar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário