Psicóloga Norma Porto |
Desde o início do ano passado, o Setor de
Psicologia da SEDESP vem realizando procedimentos de escuta em setores da
Secretaria e nas unidades escolares. São momentos significativos que possibilitam
a verbalização dos conflitos surgidos bem como identificação das fragilidades dos
recursos humanos no contexto das escolas. O destaque foi para a observação de alunos
que apresentaram dificuldades de comportamento e aprendizagem, sendo esta
última a principal queixa.
As ações também se voltaram para as expectativas
de apoio às necessidades de compreensão do processo de alfabetização, visando à
intervenção pedagógica e a melhoria da aprendizagem.
A atuação do Setor deu um grande apoio ao
alunado do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com ênfase no desempenho do ciclo
da alfabetização devido ao grande número de alunos que ainda não iniciaram tal
processo. No transcorrer das atividades, algumas metas foram adequadas às
necessidades apresentadas pelo professorado, conforme o cotidiano nas salas de
aula e, considerando estas dinâmicas, as demandas culminaram em atendimentos específicos.
As palestras constantes e os contatos agendados com os pais resultaram em muitos
atendimentos às famílias.
Assim, 2018 termina dentro do planejado. Como entende
Norma Porto, Psicóloga responsável pelos acompanhamentos, “As ações foram desenvolvidas
pelas coordenações de programas da Secretaria sempre buscando a sensibilização
da família junto à vida escolar de seus filhos, o que resultou em melhor aprendizagem
e desempenho comportamental do alunado.” A psicóloga destacou ainda que o Setor
participou de vários momentos da Educação Especial, sendo realçada a
necessidade de atuação. Esta aconteceu em parceria com a coordenação da
referida modalidade de ensino.
Em uma das formações, o tema utilizado foi “Uma
reflexão sobre o fazer e o ser professor (a). Esta deve ser uma reflexão permanente,
para que se continue, em todas as escolas, ‘o compromisso com a Educação.’
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