terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Destaque para o Setor de Psicologia

Psicóloga Norma Porto

Desde o início do ano passado, o Setor de Psicologia da SEDESP vem realizando procedimentos de escuta em setores da Secretaria e nas unidades escolares. São momentos significativos que possibilitam a verbalização dos conflitos surgidos bem como identificação das fragilidades dos recursos humanos no contexto das escolas. O destaque foi para a observação de alunos que apresentaram dificuldades de comportamento e aprendizagem, sendo esta última a principal queixa.

As ações também se voltaram para as expectativas de apoio às necessidades de compreensão do processo de alfabetização, visando à intervenção pedagógica e a melhoria da aprendizagem.

A atuação do Setor deu um grande apoio ao alunado do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com ênfase no desempenho do ciclo da alfabetização devido ao grande número de alunos que ainda não iniciaram tal processo. No transcorrer das atividades, algumas metas foram adequadas às necessidades apresentadas pelo professorado, conforme o cotidiano nas salas de aula e, considerando estas dinâmicas, as demandas culminaram em atendimentos específicos. As palestras constantes e os contatos agendados com os pais resultaram em muitos atendimentos às famílias.

Assim, 2018 termina dentro do planejado. Como entende Norma Porto, Psicóloga responsável pelos acompanhamentos, “As ações foram desenvolvidas pelas coordenações de programas da Secretaria sempre buscando a sensibilização da família junto à vida escolar de seus filhos, o que resultou em melhor aprendizagem e desempenho comportamental do alunado.” A psicóloga destacou ainda que o Setor participou de vários momentos da Educação Especial, sendo realçada a necessidade de atuação. Esta aconteceu em parceria com a coordenação da referida modalidade de ensino.  

Em uma das formações, o tema utilizado foi “Uma reflexão sobre o fazer e o ser professor (a). Esta deve ser uma reflexão permanente, para que se continue, em todas as escolas, ‘o compromisso com a Educação.’


Nenhum comentário:

Postar um comentário