quinta-feira, 11 de maio de 2017

II Encontro da Educação do Campo


           A Secretaria de Educação da Lagoa dos Gatos recepcionou professores de vários municípios durante o II ENCONTRO - SUBPROJETO EDUCAÇÃO DO CAMPO MULTISSERIAÇÃO E HETEROGENEIDADE: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL (8/5).

O encontro faz parte do Programa: Pacto Nacional pela Alfabetização na da Idade Certa, do Ministério da Educação e está sendo promovido em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/ UFPE) junto a SEDESP deste município.

As atividades visam melhorias na didática pedagógica e, consequentemente, na qualidade do ensino que é repassado para os alunos da zona rural.

Na opinião da Profª Carolina, coordenadora do subprojeto, a recepção do município e dos professores sobre a formação foi a melhor possível. Disse ainda que “Desde o primeiro momento, quando o CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem) propôs realizar aqui em Lagoa dos Gatos essa formação continuada, a Secretaria de Educação foi receptiva e acolhedora.” E concluiu: “Foi uma alegria grande para nós. Isso demonstra uma sintonia entre o que a gente vem discutindo nas universidades e os professores estão realizando em sala de aula, especialmente aqueles que trabalham nas turmas multisseriadas nas escolas do Campo.”

Patrícia Roberta, coordenadora Regional – GRE Sertão do Alto Pajeú, que também esteve presente no evento, reconheceu que “Lagoa dos Gatos compreende a heterogeneidade em sua amplitude, especificamente no que se refere ao trabalho diversificado em sala de aula.”

Na compreensão da Professora Rose Rafaela, pertentente às escolas do campo Nossa Senhora do Rosário e Presidente Médici, foi um momento para “Refletir, pensar, estudar dialogar e analisar como está a educação do campo hoje e o que é de fundamental importância para a melhoria do amanhã.” E finalizou: “Quando nós estamos num espaço como este, temos voz e vez para analisar as potencialidades e também observar as dificuldades e assim, em comunidade escolar, traçarmos meios para superação dessas dificuldades. É de grande importância estar juntos conversando, apontando sucessos e insucessos e, assim, traçando metas para fazer tudo direitinho.”
Com certeza, o momento foi muito proveito para a educação municipal pois se utiliza da mesma linha de intervenção pedagógica que a SEDESP vem organizando desde o início deste ano.

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